A Inteligência Emocional como pano de fundo para o exercício da Comunicação Não Violenta

Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.” – Carl Gustav Jung Recentemente, o psicólogo, escritor e um dos criadores do conceito de Inteligência Emocional, Daniel Goleman, publicou um artigo no qual especifica três formas da atuação da empatia na humanidade. Neste artigo vamos […]

Leia Mais

O sistema de frenagem do cérebro – Parte 1: As diferentes formas de autocontrole

⋆ Conteúdo exclusivo para qualificados Neuroleadership® ⋆ [member_first_name] Eu me arrastei para fora da cama”. “Eu obriguei a ir para a academia”. “Eu mantive a calma e não gritei com meu chefe (mesmo querendo)”. A nossa capacidade de autocontrole é, inquestionavelmente, uma das competências que separa o homem dos animais e, no entanto, como a maioria […]

Leia Mais

Disforia: horas e horas de cadeira podem significar mesmo produtividade?

Desde o tempo em que escritórios se tornaram um local de trabalho, determinar a produtividade de alguém pelo número de horas que essa pessoa fica sentada em sua mesa tem sido uma prática comum ao longo da história. Ainda que um funcionário possa estar trabalhando arduamente ao permanecer sentado em sua mesa, hoje aprendemos que, […]

Leia Mais

Uma relação mais produtiva e positiva ao solucionar um conflito. Conheça esta história!

Por Taylor Chan Resumo Desde 2005, o Miramont Country Club mantém seu alto padrão de excelência em oferecer serviços para os residentes da região de Bryan-College Station, no Texas, EUA. Como um dos maiores clubes privados do estado, Miramont ficou em 9º lugar entre os melhores clubes pela Golf Digest, no período entre 2017 e […]

Leia Mais

Tendências em Educação Corporativa: dinâmica para uma gestão gradual do conhecimento

Toda empresa precisa ter gente que erra, que não tem medo de errar e que aprende com o erro.” – Bill Gates O mundo empresarial vem passando por grandes transformações ao longo das últimas décadas. Nesse contexto, mostra-se cada vez mais importante encontrar soluções de educação corporativa (EC) que respondam aos desafios estratégicos de cada […]

Leia Mais

Como alcançar Inteligência Emocional, a âncora e o sustento da sua fundação

Para começar nossa reflexão sobre Inteligência Emocional, vamos imaginar um iceberg. A parte visível do iceberg, que sabemos ser apenas a pequena ponta superior dele, representa sua Inteligência Cognitiva, ou QI (Intelligence Quotient). A parte subaquática, muito maior, representa sua Inteligência Emocional, ou EQ (Emotional Quotient). Embora todos nós saibamos sobre a importância do QI, […]

Leia Mais

Viver de propósito – Quando o trabalho tem significado

Por Sandra Pereira* Quando a pessoa encontra o sentido de sua vida, encontra aquilo que pode fazer e que exprime sua unicidade, a sua missão diante da vida. E, ao desempenhar no cotidiano aquilo que é seu sentido, realiza-se plenamente como ser humano, atuando com suas possibilidades mais peculiares. A realização pessoal vem como consequência […]

Leia Mais